Para Pensar

Ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo... Fanny Abramovich

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Projeto - Conto de Fadas

Público 1ºano - Séries Iniciais

Justificativa

Os Contos de Fadas, as fábulas, as histórias em quadrinho, os poemas ou até as histórias inventadas pelos pais carregam o poder de encantar e deslumbrar a todos os que os ouvem.
Diante disso, sabemos que o desenvolvimento do interesse, e hábitos permanentes de leitura é um processo que deveria principiar no lar e aperfeiçoar-se na escola continuando pela vida afora. É preciso reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância. É o que se propõe para o pleno desenvolvimento da criança desta idade. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
Sendo assim, o objetivo deste projeto é trabalhar contos de fadas, fábulas e lendas de maneira prazerosa e criativa com as crianças do 1º ano matutino e do 1º ano vespertino. Nosso desejo é que elas criem hábitos de leitura e o gosto pela contação de histórias. Desta forma, possivelmente estará nascendo os leitores e escritores do futuro.

Imagens do Painel do Conto "Branca de Neve e os Sete Anões" usando o rostinho dos alunos para compor os personagens.

















Sobre o projeto


Problematização:

Sabemos que nem todos os contos de fadas tem fadas.
Então porque são chamados assim?

Conteúdos:

-Painel da história "Branca de Neve e os sete anões";
-Relato pessoal;
-Conversas;
-Nome próprio (personagens);
-Contos;
-Leitura compartilhada;
-Escrita;
-Cada criança tem sua história (eu e minha família);
-Culturas (modo de viver)
-Questões ambientais ( nos contos havia essa preocupação?
-Jogos.

Objetivos Conceituais:

-Conhecer a vida de escritores de contos infantis(Irmãos Grimm, Perault...)
-Identificar personagens e suas ações como: fadas, bruxas, gigantes...:
-Identificar marcas temporais dos contos (Era uma vez... Viveram felizes para sempre...);
-Identificar títulos de Histórias:
-Continuar a história a partir de um determinado ponto;
-Mudar o final da história;
-Buscar o mundo da fantasia para o mundo real (problemas/soluções);
-Mala Viajante (maleta que irá para a casa do aluno e os pais participarão das atividades propostas junto com seus filhos).

Nenhum comentário: